INSTRUÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS
A EMPORIO DAS CADEIRAS está comprometida com a satisfação total dos consumidores finais de nossos produtos, a durabilidade é um quesito importantíssimo para total satisfação dos mesmo e com o intuito de aumentar a vida útil do seus móveis, fazemos as seguintes recomendações:
- Proteja seus móveis dos raios solares, luminosidade intensa ou fontes de calor excessivo, pois isso provoca alterações na cor e acelera o desgaste. Não exponha os móveis à chuva ou à umidade.
- Evite colocá-lo próximo de saídas de ar condicionado.
- Não deixe cair líquidos, alimentos ou qualquer tipo de produtos químicos sobre os móveis, pois estas substâncias alteram as características do revestimento ou acabamentos e podem provocar manchas permanentes.
- Não deixe em lugar úmido e não o exponha às intempéries.
- Evite ou tenha cuidados ao colocar objetos pontiagudos sobre a superfície dos móveis.
- Não arraste o móvel, se necessário, esvazie-o totalmente e puxe-o pela base ou em local bem próximo a base.
- Não fique de pé sobre os assentos das cadeiras.
- Não se incline para trás balançando as cadeiras sobre os pés traseiros.
- Evite utilizar as travessas das cadeiras como apoio dos pés.
- Não utilizar produtos químicos para a limpeza, como solventes, amoníaco, ácido ou água sanitária.
- Evite também o contato dos móveis com paredes e outros móveis. O atrito pode desgastar e danificar o acabamento e o revestimento.
MADEIRAS E LÂMINAS
Como qualquer material natural, a madeira possui variações da cor e no desenho das fibras, o que não pode ser caracterizado como defeito.
- Não provoque o atrito com objetos pontiagudos e não utilize produtos que contenham água em sua composição, pois podem prejudicar a camada de verniz, a cor natural da madeira ou a aparência das superfícies.
- Não utilize produtos do tipo lustra-móveis, solventes, tíner, acetona, álcool, produtos abrasivos como saponáceos, esponja de aço ou similares, pois eles podem manchar e agredir a superfície da madeira irreversivelmente.
- Evite apoiar recipientes com alimentos ou bebidas quentes ou geladas sem proteção adequada.
- Água, calor e raios UV naturais ou artificiais podem provocar descolamentos, rachaduras e alteração na coloração da madeira e dos acabamentos superficiais de maneiras distintas. Os móveis devem ser protegidos dos agentes citados para maior durabilidade.
- Caso ocorra derramamento de líquidos, limpe imediatamente, pois a madeira poderá absorvê-los e manchar irreversivelmente. Para limpeza, utilize um pano seco, limpo e macio que deverá ser passado no mesmo sentido do veio da madeira.
PALHA SEXTAVADA ALGODÃO
Por suas características naturais, a fibra natural, poderá apresentar pequenas diferenças na espessura do trançado e na coloração em diferentes lotes. Pequenas imperfeições são características comuns da matéria-prima ou da mão de obra artesanal utilizada para sua confecção.
- Para limpeza utilize o aspirador de pó com bocal escova ou espanador para a remoção de poeira.
- Em caso de manchas utilize uma escova macia, água morna e detergente neutro e em seguida utilize um pano seco para retirar o acúmulo de água. Evite molhar excessivamente o móvel. Após, passe flanela seca ou deixe em local ventilado.
- Caso seu móvel possua partes em madeira, adote este mesmo procedimento para a limpeza.
- Esforço concentrado em uma área pequena da palha natural deve ser absolutamente evitado.
- Caso surja algum rompimento ou furo de filamentos ou da trama, não acentue o furo, esse procedimento acarretará em perda da garantia.
- No caso de manchas, utilize escova de cerdas macias com água e sabão neutro. Esfregue suavemente no mesmo sentido das fibras.
- No caso de molhar seu móvel de fibra natural, seque o local com flanela e coloque-o em local ventilado e seco. Evite deixá-lo exposto diretamente ao sol.
- Não utilize nenhum produto químico para a limpeza, evitando danos à superfície das fibras.
PALHA SEXTAVADA ARAMIDA
Essas palhas contam com a adição de fibra interna chamada aramida, um polímero com alta tenacidade, sem que haja memória, leve e amplamente aplicado em produtos que exijam suporte e resistência.
- Sujeiras suaves (pó): aspirador de pó com bocal escova ou espanador.
- Sujeiras mais densas (manchas): utilize uma escova macia, água morna e detergente neutro e em seguida utilize um pano seco para retirar o acúmulo de água.
TECIDOS DE FIBRAS NATURAIS
Devem-se ter cuidados especiais com as fibras naturais, como o linho e a lã, devido à grande sensibilidade a diversos agentes e formas de limpeza.
Recomenda-se procurar sempre a ajuda de um profissional para fazer a limpeza. Tecidos feitos de algodão são muitas vezes impregnados. Contudo, o tratamento não é permanente e pode ser usado durante utilização ou para limpeza. Sugerimos, portanto, impregnar novamente o tecido após a limpeza.
- Não recomendamos impregnação de estofados de lã, pois a lã em si é repelente de sujeira.
- Não use detergentes ou alvejantes, amoníaco ou sabão destinado a superfícies duras.
- Evite esfregar com força no momento da limpeza, com risco de danificar o tecido.
- Manutenção e limpeza regular apropriadas podem prolongar o ciclo de vida do tecido e reduzir os custos para reparação, renovação, substituição e eliminação.
- Remova manchas não gordurosas com cuidado, enxugando com pano úmido em água morna. Marcas de borda podem ser evitadas, esfregando suavemente com movimentos circulares no sentido do centro da mancha com um pano limpo e sem fiapos.
- Certifique-se de secar o tecido totalmente antes do uso. Pode ainda ser necessária a utilização de um secador de cabelo para evitar deixar marcas de bordas.
TECIDOS DE FIBRA SINTÉTICA
Os tecidos de fibra sintética, como o poliéster e a poliamida, são mais resistentes e fáceis de limpar. Aspire os estofados no mínimo uma vez por semana para remover a poeira, certificando-se de utilizar apenas os bocais do aspirador que não tenham escova.
- Não use soluções que contenham produtos químicos pesados, por exemplo, cloro.
- Para limpeza use água e sabão neutro. A solução ideal é a cada 100 ml de água utilizar 5 ml de sabão neutro líquido. Após a limpeza, certifique-se de remover todo o excesso de sabão do tecido com água.
- No caso de derramamento de líquido, remova-o rapidamente com a ajuda de um pano seco ou um papel absorvente sem que se faça pressão sobre o tecido.
- Para remover a mancha de líquido no tecido borrife uma solução feita de água e sabão neutro e com pano limpo ou escova de dentes macia faça movimentos circulares em cima da mancha, sem danificar o tecido.
- No caso de derramamento de sólidos, remova o excesso. Utilize um pano limpo umedecido com água e sabão neutro. Faça movimentos leves e circulares em cima da mancha, sempre das bordas para o centro para evitar que ela se espalhe.
COURO NATURAL
O couro é um material resistente e durável, mas por se tratar de um material natural, mesmo passando por processo de curtição, tratamento e/ou impermeabilização, pode apresentar pequenas variações de tons e marcas na pele, que não são consideradas defeitos e não interferem na sua resistência e durabilidade.
- Não deixe o produto exposto à água e ao sol, direta ou indiretamente, pois podem ocorrer alterações nas tonalidades e ressecamento do couro, surgindo rachaduras e diminuindo a sua resistência.
- Não utilize sabão de coco, álcool, polidor, óleo, solvente, detergente, vaselinas, silicones, multi-limpantes, verniz ou água com amônia.
- Para limpeza utilize produto específico para este material.
- Em casos de derramamento de líquidos remova-o imediatamente sobre a superfície do couro, usando pano limpo seco ou papel absorvente. A remoção imediata evitará a penetração do líquido nos poros da pele e o surgimento de manchas permanentes.
- Para hidratação, utilize produtos específicos para esse fim, que podem ser comprados em lojas especializadas ou procure uma empresa dedicada a esse serviço.
- Em caso de derramamento de resíduos líquidos ou sólidos, não limpar com objetos abrasivos, pontiagudos ou arranhar, isso pode agravar ainda mais a situação.
CORDAS SINTÉTICAS
A manutenção, armazenamento e as instruções de uso da corda são fundamentais para manter suas propriedades físicas e seu perfeito estado de uso, conferindo segurança e vida útil.
- Não utilizar produtos abrasivos e/ou objetos pontiagudos durante a limpeza, como esponjas de aço ou saponáceos.
- Para limpeza utilize sabão neutro diluído em água em pano úmido. Seque com flanela macia e limpa.
- Para limpeza de poeira, limpe com flanela macia e seca evitando o atrito excessivo.